Poucos dias após a morte de um dos maiores culturistas de nossa época, Nasser El Sonbaty, recebemos a notícia de mais uma perda inestimável para o mundo do Bodybuilding internacional. Morreu Joe Weider, o treinador de campeões, cuja alcunha ostentava orgulhosamente sob seu busto desde 1936. Weider, co-fundador da IFBB, ao lado de seu irmão Ben Weider – que nos deixou em 2008, aos 85 anos – era uma figura lendária, criador do maior evento do fisiculturismo profissional, o Mr Olympia.
Weider nasceu em 29 de novembro de 1919, em Montreal, Canadá. Morreu vítima de um ataque cardíaco, no dia 23 deste mês. O treinador de campeões, apesar de sua saúde extremamente debilitada já há alguns anos, continuava atuante e à frente da IFBB e de todos os outros empreendimentos que levam seu nome, como as revistas Muscle & Fitness, Flex Magazine, Men’s Health, entre muitos outros ramos ligados ao bodybuilding e ao Fitness.
Sua primeira publicação data do mesmo ano em que lhe foi atribuído o título de treinador de campeões, 1936. Nessa revista, Weider detalha suas técnicas de treinamento, preconizadas até hoje por culturistas de todo o mundo. Desde então, vinha divulgando suas experiências e resultados no mundo dos ferros. Observou, de forma empírica, como os atletas se exercitavam e resolveu catalogar suas técnicas, organizando-as em uma metodologia que denominou de Princípios de Treinamento Weider. Embora alguns imaginem o contrário, ele não criou estes princípios, apenas os documentou de forma que fosse criado um sistema onde outras pessoas pudessem se beneficiar deles.
Weider é, indubitavelmente, a figura mais importante do Bodybuilding internacional, dono de um legado que proporcionou a atletas como Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman, Dorian Yates e Jay Cutler o incrível desenvolvimento atingido. Não é a toa que todos são unâmines quanto a importância dos métodos de Weider em seus treinamentos. Conforme afirmou Arnold certa vez – se não fossem os ensinamentos de Weider, ele jamais teria sido o campeão que foi.
Joe Weider nos deixa, mas sua contribuição para o esporte permanece viva, em todos os ginásios e academias de musculação ao redor do mundo. Onde quer que haja alguém treinando forte e com dedicação, seja em um banco supino ou realizando um agachamento, haverá a figura de Weider – quer seja gravada no metal dos halteres, quer seja na metodologia por ele criada. E esta, com certeza, ainda continuará ajudando muitos atletas a conseguirem alcançar seus objetivos.
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.
A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Entre em contato com Prof. Madilson Medeiros através deste espaço virtual criado exclusivamente para divulgar novidades, dicas e sugestões. Também serão postados artigos e links interessantes sobre Bodybuiliding, Fitness, Nutrição Esportiva e Atividade Física.
É graduado em Nutrição pelaUniversidade Estadual do Ceará - UECE, Educação Física (licenciatura plena), pela Universidade Federal do Ceará - UFC e pós-graduado em Nutrição e Exercício Físico (UECE). Atua como nutricionista clínico e esportivo, consultor e docente de cursos de pós-graduação.
0 comentários:
Postar um comentário