quarta-feira, 22 de julho de 2009

Treino Excêntrico sim, excentricidades no treinamento… NEM PENSAR!!!

Mason-028      Em todas as áreas do conhecimento, existem vertentes e tendências que parecem, na melhor das hipóteses, não levarem a lugar algum. Isto acontece porque quase sempre alguém tenta lançar mão de uma idéia inovadora ou supõe ter pensado em algo que ninguém havia pensado antes. Na nossa área em particular, a coisa não podia deixar de ser diferente.

     Quantas vezes não nos deparamos com um sujeito ao nosso lado, treinando de forma estranha, executando movimentos improváveis, para não dizer ridículos! Vamos tomar por exemplo, alguns treinos nos quais o executante faz um movimento de flexão de cotovelo unilateral (vulgo rosca alternada), e enquanto um dos braços realiza o movimento, o outro permanece em flexão estático (em isometria) e segue-se nesta alternância esquisita… Ou o que dizer de movimentos nos quais o individuo executa um desenvolvimento unilateral, expondo de maneira perigosa sua coluna vertebral a tensões lateralizadas? Será possível conseguir máxima hipertrofia com estes movimentos? Há, em alguma momento, a agradável sensação de fadiga ou falha muscular, que em nosso entendimento, são sinônimo de um bom estímulo? Creio que não… Estas técnicas “avançadas” exigem tanta atenção em sua execução que não possibilitam ao executante trabalhar com cargas máximas, o que resulta em estímulo pobre. Existem exercícios ideais para serem executados em alternância, quer seja para corrigir assimetrias bilaterais, quer seja simplesmente para estabelecer uma tensão mais bem distribuída para um segmento corporal. Acontece que em alguns exercícios, esta prática torna-se improdutiva, para não dizer perigosa.

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

1 comentários:

Romney Dantas disse...

Amigo Madilson, concordo plenamente com você e cabe a nós, profissionais conscientes e sérios, fazer nosso trabalho com a experiência e discernimento que só quem acredita e conhece musculação sabe fazer. Academia não é picadeiro. Grande abraço e parabéns.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.