terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nutrição Esportiva: As Proteínas

whey     As proteínas são o constituinte mais abundante em nosso organismo, perdendo apenas para a água. O termo proteína origina-se do grego e quer dizer  “de primeira importância”. De fato, as proteínas têm papel fundamental em nosso organismo, participando de inúmeras funções vitais, desde a construção e regeneração dos tecidos até reações intracelulares, no caso das enzimas.

     As proteínas são formadas por aminoácidos, que se unem em cadeias intrínsecas, podendo variar de estruturas bem simples até estruturas bem complexas. Essas cadeias são unidas por ligações denominadas ligações peptídicas. Nosso organismo tem a capacidade de sintetizar alguns aminoácidos para formação de proteínas. A este grupo de aminoácidos dá se o nome de não essenciais. Os aminoácidos conhecidos como essenciais tem este nome porque devem obrigatoriamente advir da dieta, uma vez que não podem ser produzidos em nossas células. As proteínas não são estocadas em nosso organismo, devendo ser repostas diariamente. A relação assimilação/excreção é mensurada por uma razão denominada balanço nitrogenado.

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!

16 comentários:

Endrigo disse...

a razao de whey para dextrose no pos treino é de 2:1?? Tipo, normalmente eu boto um scoop de whey + 6 colheres cheias de dextrose. Diminuo essa dose de dextrose e boto só 2 scoops de dextrose?

Madilson disse...

Endrigo, cada scoop de whey tem aproximadamente 29 a 30 g. Deste total, cerca de 23 a 24 g são de proteína, 2 a 3 g de lactose(carboidrato), e o restante é de 1 a 1,5 g de gordura. No caso da dextrose ou malto-dextrina, dois scoops (o mesmo utilizado para medir o whey) perfazem um total de 60 g de carboidrato, que chega a ser uma relação de quase 3:1. Observe que, para uma pessoa de 80 kg, cerca de 120 g de carboidratos são necessários para uma boa reposição dos estoques de glicogênio. Neste caso, esta seria a primeira refeição pós-treino. O restante do carboidrato poderia advir de outras fontes, como batata, servidas na próxima refeição, bem como de proteínas também. Isto não quer dizer que você não possa ingerir as 6 colheres de dextrose. Pode sim, sem problema. Carboidrato pode ser absorvido em quantidades maiores, já a proteína não. As 2 refeições divididas seriam uma forma de otimizar a absorção das proteínas. A propósito, uma colher de sopa tem em média capacidade de, no máximo, 15 g, portanto seriam cerca de 90 g de dextrose. Mas lembre-se: estas refeições devem ser feitas em um período de até 2 hrs após o treino(uma imediatamente e a outra, mais ou menos 30 a 45 min), para melhores resultados.
Forte Abraço e volte sempre!

Endrigo disse...

Quando voce cita BATATA, pode ser tanto a doce quanto a inglesa?? ou tem que ser necessariamente a doce??
Obrigado e Parabens pelo blog!

Madilson disse...

Do ponto de vista dos macro nutrientes, as duas fontes (inglesa ou doce) têm praticamente o mesmo teor de carboidratos, enquanto a doce apresenta cerca de 10 g a mais que a inglesa(base de 100g). Já a inglesa tem grandes quantidades de Pirodoxina (vit. B6) excelente para o metabolismo dos carboidratos e proteínas. Escolha a que mais lhe agrada, porém não cozinhe excessivamente para não elevar o índice glicêmico.
Abraços!

Endrigo disse...

Professor, e se eu quiser toma whey durante o dia( distribui-lo em certas refeiçoes), eu posso toma-lo PURO com agua?? ou tenho que acrescentar dextrose?? normalmente tomo whey depois de comer frutas.

Obrigado.

Madilson disse...

Endrigo, você pode e deve tomar o Whey Protein durante o dia, mas os únicos horários em que você pode ingerir carboidratos de alto índice glicêmico são no desjejum e no pós-treino. Carboidratos de alto IG induzem altas secreções de insulina, o que pode torná-lo, com o passar do tempo, menos receptivo a ação deste poderoso hormônio... Opte nos outros horários do dia por carboidratos de baixo IG em combinação com fontes nobres de Proteína, como a Whey.
Quanto às frutas, lembre-se: quando há excesso de calorias, a frutose tende a ser LIPOGÊNICA, ou seja, favorece o acúmulo de gordura. Portanto, coma frutas, mas com baixo IG e com certa cautela.
Aquele abraço!

endrigo disse...

Madilson, tem como voce me explicar qual a função da glutamina?? vale a pena compra-la para o aumento da massa muscular, tendo em vista que so tomo whey e dextrose de suplementos??Obrigado.

Madilson disse...

Endrigo,
A glutamina é uma aminoácido não essencial,
(exceto em algumas situações patológicas, onde é considerado "condicionalmente essencial")e tem suas principais funções relacionadas com a função imune, transporte de nitrogênio, hidratação celular e detoxificação de amônia,sendo portanto classificada como anti-catabólica. Sua suplementação só se faz necessária em determinados casos, considerando sua via de eleição. Estou fazendo extensa revisão bibliográfica sobre glutamina e esta será postada no blog em breve. Em relação à sua pergunta, lembre-se que o Whey já possui em sua composição Glutamato e em algumas marcas, glutamina peptídeo, o que de certa forma já fornece bom aporte de glutamina. Aguarde o artigo para tirar mais dúvidas.
Abraço!

Nathan (Artigo dos Suplementos de Proteinas) disse...

Bem legal esse artigo, gostei. Importante fazer uma ingestão correta das bases alimentares para garantir um bom funcionamento do organismo.
Abraços !

Valter Neves disse...

muito bom
www.bigmusculo.blogspot.com

Anônimo disse...

Então, no meu shake pós-treino eu tenho que ter mais carboidrato do que proteína?

Madilson disse...

Sim, pois a necessidade metabólica pós-treino maior ainda é a de carboidrato para que ocorra a ressíntese do glicogênio. Alguns pesquisadores sugerem que a reposição de proteína não precisa ser feita imediatamente, mas por via das dúvidas, que mal há em fornecer a proteína imediatamente e conseguir, assim, uma melhor absorção através da secreção insulínica proporcionada pelo carbo? Abraço!!!

AndersonSC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lennon disse...

Cara eu peso 53 kilos e tenho de altura 1:77 a personal da academia mandou eu tomar Hipercalorico + whey e malto, ela disse que o malto eu tenho que tomar durante o treino isso ta certo? eu faço cedo academia 8:30, acordo 7:10 e tomo banho, oque eu posso comer antes do treino ou tomar? eu to muito magro e preciso criar corpo e fazer certo, valeu.

Madilson disse...

Lennon, se vc tomar o hipercalórico somente, já é o suficiente para segurar o treino. A adição de whey ao hipercalórico é uma forma de aumentar o aporte protéico desta refeição. Não faz sentido adicionar malto ao hipecalórico, pois a grande maioria de sua composição é justamente de... MALTODEXTRINA! Coloque frutas no seu shake de hiper e caso você não tenha problema com lactose, faça-o com leite desnatado. Não é necessário utilizar malto durante o treino, somente em situações excepcionais. Leia mais em: http://madilsonmedeiros.blogspot.com/2010/09/carboidratos-durante-o-treino-de.html
abraços!

lennon disse...

Pown valeu, vou fazer oque voce falou, mais por ser bem cedo a academia e não ter como eu fazer em outro horario não tem como eu comer nada, se eu tomar o hiper nesse pouco tempo ele já vai estar fazendo efeito no meu treino? e eu tomo ele e a whey quantas vezes ao dia? se tu me indicar mais alguma massa pra juntar com eles se precisar, vale a ajuda, mais se tu achar que não precisa no inicio deboa, curti suas dicas, e queria muito sua opnião, porque minha dificuldade é muita, e bem que tu podia postar alguma dieta para ectomorfo ai né, valeu. abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.