domingo, 8 de novembro de 2009

Nutrição Esportiva: os Carboidratos

     Os carboidratos, hidratos de carbono ou glicídios são os macronutrientes mais abundantes no prato do carbohydratesbrasileiro. Por serem extremamente agradáveis ao paladar e de fácil aquisição, perfazem o maior percentual na distribuição calórica da maioria das dietas, desde aquelas de pessoas comuns até atletas profissionais. Os carboidratos se dividem basicamente em simples e complexos. A unidade fundamental do carboidratos é conhecida como monossacarídeo. Um carboidrato pode ser composto de apenas um monossacarídeo (glicose, por exemplo) até milhares de monossacarídeos (maltodextrina). Os carboidratos são classificados quanto o número de ligações que apresentam em sua cadeia. Carboidratos simples são aqueles que possuem no máximo dois tipos de monossacarídeos, sendo Maltose, Lactose e Sacarose exemplos de dissacarídeos. Os carboidratos complexos, ou polissacarídeos, são aqueles que possuem muitas ligações entre si.


BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!

1 comentários:

Prof. Márcio A.S. disse...

Boa Madil!

Atualmente milhares de praticantes das mais diversas atividades físicas utilizam de dietas "pré" e "pós" treino baseadas em "recentes" descobertas sobre o sistema energético. Não sou contra o desenvolvimento da ciência (especialmente neste ramo tão defasado), no entanto muitos esquecem que um organismo que tem milhares de anos de evolução pode apresentar dificuldades na mudança de matriz energética repentina. É o que acontece com os vegetarianos e com seguidores de dietas "low carb", por exemplo, como bem ressaltou o prof. Madil.
Sem dúvida alguma o bom senso e a utilização de dietas rígidas devem ser companheiros inseparáveis na busca por um novo perfil físico!
Abraço grande Madil!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.