sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Não consigo mais crescer... E agora?

  1gptvn2  Se você já treina há algum tempo, obteve um excelente crescimento nos primeiros meses de treinamento e, em determinado momento, percebeu que seus ganhos diminuíram ou até estagnaram por completo – mesmo treinando a todo gás e alimentando-se corretamente – certamente já deve ter se feito esta indagação.

    Ocorre que o crescimento que você vivencia nas fases iniciais de treinamento nada mais é do que uma adaptação frente à demanda exigida pelos estímulos oferecidos nos treinos. Estes esforços são, de fato, uma espécie de “quebra” no equilíbrio fisiológico do organismo, e repercutem em adaptações que forçam a musculatura a se adequar a tal situação. A este estado de equilíbrio fisiológico, damos o nome de homeostase, condição metabólica na qual o corpo tenta balancear da melhor forma a razão catabolismo/anabolismo.

    O tempo todo estamos vivendo este processo, este é completamente alheio a nossa vontade; o que podemos fazer, através de uma metodologia adequada e inteligente, é tentar reverter este processo ao nosso favor. Vale a pena ressaltar que, muitas vezes, o catabolismo se reflete como uma condição necessária para que se processe o anabolismo. Contraditório? Na verdade, é mais simples do que se imagina. Vamos tomar com exemplo a quebra da molécula de glicose. É necessário que haja uma reação catabólica para que se processe uma situação antagônica, ou seja, de anabolismo. Em outras palavras, podemos afirmar que a glicólise, embora uma reação notadamente catabólica, acaba por fornecer a energia necessária para a síntese de outras substâncias, o que culmina em uma situação anabólica.

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

1 comentários:

Endrigo disse...

Otima materia,mestre. Essa confusao muscular como posso faze-la na pratica? Por exemplo: em vez de treinar peito e triceps em um dia e costas e biceps em outro eu faria triceps e biceps em um dia dia,peito e ombro noutro e costas e perna em outro.. a mudanca seria nesse sentido? Vlww mestre!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.