sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Educador Físico e seu papel na Alimentação Saudável

   Nutrição e EF_thumb“Você é o que você come” – com base neste jargão, exaustivamente utilizado como exemplo, contemplamos a importância da alimentação para manutenção da vida e consequentemente, da saúde. Esta é uma questão de interesse pertinente não somente dos profissionais da saúde, mas da população como um todo. Muito se tem falado ao redor do mundo sobre a necessidade de uma conscientização acerca da relação entre alimentação e saúde. As últimas décadas foram palco de um aumento expressivo da prevalência das chamadas DNT - doenças crônicas não transmissíveis, como doença cardiovascular, diabetes, síndrome metabólica, obesidade, alguns tipo de câncer etc..

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

2 comentários:

endrigo disse...

Madilson, cara to afim de cortar carboidrato da minha dieta pra tirar as gordurinhas cara, ai eu queria te perguntar, qual poderia ser minha refeição pos treino sem que eu deixe de crescer?? essa duvida da refeição do pos treino sempre me pega, uns falam uma coisa, outros falam outra... é foda ne.E tipo, o que tu acha do uso de no2?? vlw cara.

Madilson disse...

Endrigo, é fisiologicamente comprovada a necessidade de carboidratos pós-treino: você deve usá-los na devida proporção para restabelecer os estoques de glicogênio muscular. Embora alguns "sabichões" insistam em não ingerir carboidratos nesse período, esse glicogênio será ressintetizado de qualquer maneira. Se não houver a oferta de carboidrato, essa ressíntese ocorrerá às custas do lactato gerado durante o treino (ciclo de Cori); dos aminoácidos teciduais (ciclo glicose-alanina); do glicerol quebrado dos triacilgliceróis ou até mesmo da proteína dietética fornecida através do shake de whey isolado que normalmente os "experts" aconselham tomar. E o que é pior, alto custo com desgate metabólico, pois esta proteína irá ser disponibilizada como glicose para esta função. Para isto, Endrigo, até o acúcar comprado na mercearia da esquina resolve! Quanto ao No2, os estudos ainda não comprovaram sua eficácia. Você arrisca?
Abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Todos os artigos são de autoria de Madilson Medeiros.

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta página somente poderá ser feita mediante permissão ou citação do autor, sob pena de responder às determinações previstas pela Lei 9.610/98, de Direitos Autorais.